01/10/2021

O ritual indígena da aldeia Yawalapiti, no Alto do Xingu, homenageia os originários mortos

O Kuarup é uma celebração pela memória dos mortos e encerramento do período de luto

Todos os anos, os indígenas do Alto no Xingu, no Mato Grosso, fazem uma celebração em homenagem aos integrantes que já partiram. O nome do ritual chamado Kuarup é o nome de uma madeira. Então, troncos são ornamentados e montados no centro da celebração e cada um deles representa um integrante já falecido.

Ao final da cerimônia, os troncos são jogados no rio. Os índios acreditam que após o Kuarup as almas dos mortos vão se libertar e viver em outro mundo.

Nesta mesma celebração, é realizado o ritual de passagem das meninas para a vida adulta. Elas são apresentadas para a tribo após um ano de reclusão em suas casas.

Comidas, danças, cânticos e rezas fazem parte da celebração. O último momento é o das lamentações, quando são erguidos troncos de madeira pintados e enfeitados com faixas de cor amarela e vermelha e alguns objetos do morto. Os índios choram pela última vez a partida dos seus entes queridos, representando o fim do período de luto.

O evento de 2021, que aconteceu no mês de setembro, foi marcado pela despedida do cacique Amulaururu Aritana, falecido no ano passado de Covid, aos 75 anos.

Aritana era o cacique geral dos Yawalapiti. Poliglota e líder respeitado, atuava em defesa dos direitos do seu povo e da sua terra. Por muitos anos, lutou pela preservação ambiental do parque indígena, onde ensinou sobre sabedoria, lealdade e respeito à natureza e seres humanos.

A equipe Ecoarts esteve presente na celebração e participou do ritual indígena.