08/10/2020

Um projeto inédito de Collab une cultura ancestral a uma marca de luxo para preservar a Amazônia

Desenvolvida pela Ecoarts e Vista Alegre, a coleção Amazônia, é líder de vendas globalmente e vencedora em cinco prémios europeus de design

A convite da marca de luxo portuguesa Vista Alegre, a Ecoarts desenvolveu uma coleção de porcelanas finas, com o tema “Amazônia”.  A coleção Amazônia faz parte de uma iniciativa inédita de sustentabilidade da marca de luxo portuguesa . Desde a sua fundação, em 1823, a Vista Alegre lançou, pela primeira vez, uma coleção que integra todas as marcas do grupo sob o mesmo tema: ao lado das porcelanas Vista Alegre, estão as faianças da Bordallo Pinheiro, os cristais da Atlantis e a cerâmica rústica Grés, somando mais de 70 peças que compõem a coleção Amazônia.

As peças desenhadas pela Ecoarts, foram inspiradas nos mais de três mil desenhos de Alexandre Rodrigues Ferreira, naturalista do século XVIII, que entre 1783 a 1792 realizou uma expedição no Brasil e explorou o território onde a Ecoarts está localizada, dentro da Amazônia legal. Durante esta pesquisa inédita, a Ecoarts descobriu que muitas espécies retratadas no século XVIII não se encontravam identificadas e estavam fora da dieta e da cultura dos povos amazônicos. Segundo a Embrapa, muitas das espécies registrada no século XVII estão em risco de extinção.

A  coleção Amazônia

Destaque nas vendas globais da tradicional marca portuguesa Vista Alegre, a coleção Amazônia é também ganhadora de nove prêmios europeus: três no European Design Award, três no German Innovation Award, Good Design, Internacional Design Awards e Iconic Award Inovative Interior. 

Mais do que uma belíssima coleção, é um projeto que planta árvores, uma vez que os royalties são revertidos para plantio de frutíferas nativas amazônicas. A Ecoarts une um olhar ancestral com um modo contemporâneo de ver a floresta brasileira. É um trabalho que começa na floresta e termina no mundo. E, volta à floresta através de um modelo contínuo de preservação.

Além de desenhar as peças da coleção Amazônia, a Ecoarts participou ativamente de todos os pontos de contato da marca, iniciando pelo catálogo da coleção, passando pela montagem das vitrines, visual merchandising, estratégia de eventos, mídia digital e projetos culturais. O evento recebeu ampla cobertura da mídia européia, com mais de 3 milhões de euros em mídia espontânea.   

Coleção Amazônia 2021

Lançada em janeiro, na Maison & Objet, em Paris, chega ao mercado consumidor, este mês, as novas peças pintadas pelas índias Kayapos da aldeia Moikarakô no Pará, quando estiveram em Portugal, juntamente com a equipe da Ecoarts, para o lançamento da coleção Amazônia, em 2019.  As índias Nhak- E e Nhak-Jo, pintaram seis peças já disponíveis em todas as lojas Vista Alegre, como parte da nova coleção Amazônia 2021. 

Os royalties das vendas destas peças, serão destinados para a aldeia indígena Moikarakô, e parte do lucro irá para as próprias autoras, proporcionando assim, protagonismo e voz aos indígenas, especialmente às mulheres. A outra parte dos royalties, será destinada ao plantio de frutíferas nas aldeias indígenas, que integram o projeto Floresta de Alimentos da Ecoarts.

As peças originais serão expostas em museus internacionais e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que abriga a coleção dos desenhos originais de Alexandre Rodrigues Ferreira, cujos desenhos serviram de inspiração para a criação da coleção Amazônia.

1 Produto. 1 causa. 1 Floresta

Ao adquirir as peças da Ecoarts ou da coleção Amazônia Vista Alegre, você está contribuindo para o plantio de frutíferas em risco de extinção na Amazônia brasileira, no projeto Floresta de Alimentos.

(1=1=1) Ao assumirmos este posicionamento  a Ecoarts sintetiza sua atuação: todos os produtos que criamos para a nossa marca própria ou em parceria com marcas líderes, têm a causa e a devolutiva ambiental como premissa. “A Amazônia é a floresta mais famosa do mundo e a menos conhecida. Nós acreditamos que ao contarmos as histórias de suas plantas, sementes, mitos e povos, ampliamos a mensagem da floresta para o mundo. Criamos produtos sustentáveis e com estética contemporânea e ancestral”, afirma Marta  Martins, diretora criativa da marca. Se você gostou dessa matéria e ficou interessado em conversar com a gente sobre novas parcerias envie um email para info@ecoarts.org.br.